Tsantali Rapsani

Viva el Grego!

Outro dia ouvindo a Band News, em 20 minutos mudou tudo, a repórter estava na Grécia, numa feira de vinicultura e relatava que os produtores daquele pais estavam investindo no mercado brasileiro. Imediatamente pensei, diante de tantas barreiras comerciais e impostos, conseguirão os gregos trazer seus preciosos vinhos para nossa mesa, sem que precisemos obter um financiamento no BNDES? Para minha surpresa e alegria geral da galera, descobri essa garrafa de Tsantali Rapsani, no Carrefour, e deve estar em outras prateleiras finas por ai.
Agora saberemos porque os gregos que são antigos consumidores em grande escala, por essa razão, almoçam de pijama, e estão literalmente no Olimpo. Confira aqui mais.
Para quem esta acostumado com as uvas mais convencionais, esse corte de uvas com nomes como Xinomavro, Krassato, e Stavroto,  que surpreende pelos aromas de tempero e frutas secas.
A receita da foto, perfeita para esse vino, contra-file ao alio no grill, fritas com cebola e pimentao assado. Manjericao italiano trazido da Italia pelos Griner e replantado pelo Arcanjo em Tere.

Ingredientes para dois pratos: 01 bandeja de bife de contra, 02 batatas, meia cebola, 4 dentes de aglio, 2 pimentoes vermelhos, oregano seco, azeite, oleo de soja, ou vegetal

Como preparar: corte os pimentos em fatias, retire bem os carocos, oregano, sal, regar com azeite, deixar os dentes de alio com a casca, leve tudo ao forno numa assadeira a 300 graus,  coberta.  Demora 40 minutos. Deixe esfriar. Descasque a batata e a cebola, corte em rodelas finas e lave tudo junto ate sair todo o amido. Quando a agua ficar bem transparente, coloque sal e deixe descansar. Tempere os bifes com sal e pimenta do reino, amasse um dente de aglio ate virar uma pasta e adicione aos bifes.
Escorra bem a agua da batata, pode usar uma toalha de papel, aqueça o óleo numa panela funda, deixando mais da metade vazia para evitar espirrar e sujar o fogao. Com uma espumadeira de metal, vai mexendo ate ficar bem dourado. Retire e coloque em papel toalha. Nao coloque nada na grelha do bife, ele ja tem sua propria gordura, se estiver bem quente deixe 2 minutos de cada lado, retire os bifes e jogue um pouco de resto de vinho de ontem na grelha, deixe reduzir, apague o fogo e vamos montar o prato:
um bife no centro, um pouco de batatas com cebola, umas fatias de pimentao e um dente de alho.
Coloque um pouco do mojo do bije por cima de tudo e sirva com Chimichurri da Maria, receita original e exclusiva da saudosa Sila, como na foto. Enfeite com um verde e sirva rapido.

3 respostas para “Tsantali Rapsani”

  1. Experimentei e gostei muito. Harmonizou muito bem, com contra filé temperado ao alho e molho inglês, preparado por minha maravilhosa esposa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.