Truta dourada com batatas e shitake, com vinho mineiro Casa Geraldo Shiraz 2014

Casa Geraldo Shiraz 2014

Os vinhos da Casa Geraldo nos surpreenderam. Esse Shiraz 2014 foi premiado em competição internacional, e quando abri a garrafa no friozinho da Serra da Mantiqueira, em pleno verão, reconheci o mineral do terreno dessa regiao, também presente na fazenda onde sao criadas essas trutas brancas. Calcareo, ouro, metais nobres, tudo de bom!!
Ai pensei: a truta vai combinar muito com esse vinho! Dito e feito.

Criei uma receita meio israelense com um toque de curcuma. Com pimenta calabresa, paprica, tomilho, louro, alho e cebola nao esquecer o gengibre.
Truta dourada. Para tudo!! Essa truta criada nas cabeceiras da Serra da Mantiqueira, é o máximo. Carne branca, saborosa, cheia de colageno, mas muito mais suave que a Arco-Iris que conhecemos. Da pra fazer um bom guefieltefish ou pra comer tudo e usar os osso para engrossar o caldo.

Truta para dois:

Uma truta gordinha, seis batatas pequenas, shiitakes frescos, 1/2 cebola, 3 dentes de alho, um pedacinho de gengibre, meio ramo de salsinha, uma cebolinha, tomilho, azeite , sal, curcuma, cominho em po,  pimenta calabresa e do reino. Meio tablete de caldo de legumes ou caldo de legumes fresco. Vinagre de sua preferência .

Preparo: Refogue o gengibre, alho e cebola no azeite, quando dourar adicione os shitake fatiados, uma colher  de  vinagre e deixe caramelizar o shitake, pode colocar os temperos como tomilho, meio ramo de salsinha, uma cebolinha, tomilho, azeite , sal, curcuma, cominho em po,  pimenta calabresa e do reino. Meio tablete de caldo de legumes, ou caldo de legumes fresco e cubra agua, entao adicione as batatas e cubra com mais agua fervendo, deixe cozinhar por uns quinze minutos em fogo baixo tampado, nesse meio tempo prepare a truta, cortando em postas. Adicione a truta ao caldo e deixe cozinhar por mais uns 20 minutos, retire a truta e as batatas e reduza o caldo. Bom Apetite !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.