Tagine de cordeiro ao vinho, com Tannat Almadén by Miolo

Tagine de Lombo de Cordeiro (Steak) ao vinho tannat. Com pure de batata-doce e creme de espinafre.

Ingredientes:
alho, cebola, dois steak de lombo de cordeiro fatiados, cortados em cubos. Tomates secos, passada de tomate, um pimentão vermelho, cenoura, e se quiser outros legumes, salsinha. Duas batatas doce e um ramo de espinafre. Azeite de oliva e manteiga. Tempero Tagine e Vinho Tannat.
Preparo: tempere os steak com sal, pimenta do reino , salsinha e alho picados, e coloque num tuperware cubra com meia garrafa de vinho tannat. Deixe na geladeira 12 horas.
Retire a carne da geladeira, drene o vinho e separe. Numa panela de ceramica com tampa, coloque uma colher de azeite de oliva, dois dentes de alho e uma cebola inteira cortada. Em fogo alto, refogue e acrescente a carne de cordeiro. Reduza o fogo, e vai acrescentando o vinho aos poucos. Quando estiver tudo bem dourado e reduzido o vinho, coloque os tomates secos, pimentoes, passata de tomate, e os legumes. O tempero seco tahine, tem pimentas, cominho, cardamomo, e outros temperos árabes típicos. Uma colher de chá de tempero e cubra com agua quente. Vai cozinhar por 2 horas em fogo baixo.
Pure de batata doce: numa assadeira, asse as batatas com casca, sal e azeite de oliva. No forno pre aquecido, demora uma hora. Retire as batatas, as cascas vao soltar, coloque as batatas numa panela, um fio de azeite, um dente de alho picado, sal pimenta doreino, e cubra com agua quente deixando cozinhar ate desmanchar bem , use um pilao, crescente uma colher de sopa de manteiga e va misturando ate o pure ficar bem cremoso. Tempo de preparar o creme de espinafre, estilo Popeye: compre espinafre lavado, organico, coloque um pouco de salsa e um ramo de espinafre e um dente de alho, meia cebola, e um copo de agua no liquidificador. Bateu tudo, vai pra panela reduzir, se quiser coloque um pouco de leite de coco.

Vamos falar sobre um vinho com tradição brasileira e renovado: O Tannat Almadén 2013.

_NED0824

Um vinho jovem, com tanitos bem elaborados, leve no paladar e perfeito para o dia-dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.