Rosbife na redução de shitake balsâmico com aipim, para acompanhar um Adega Grande Reserva 2102

Uma das minhas atividades favoritas no Rio de Janeiro é Cadeg. O antigo entreposto de abastecimento do porto carioca, em Benfica tem seus tesouros ocultos como a loja Arte dos Vinhos, que tem mix de ofertas, boas marcas e bom preço, especialmente as pontas de estoque. Encontrar um reserva 2012 a 26,90 que esteja no ponto nao e fácil, mas pode ser encontrado na Cadeg. Diga-se de passagem que os vinhos de guarda ficam melhores quando usadas uvas de uma única casta como no caso desse Adega Grande, que usa as uvas Castelão 100% nesse vinho.Castelão é uma casta de uva tinta portuguesa conhecida na região de Setúbal por Periquita, também chamada João de Santarém ou Castelão Francês. Embora seja cultivada por todo o país, destaca-se sobretudo nas regiões costeiras a sul e por vezes entra na constituição do Vinho do Porto. Esta casta revela o seu melhor em climas quentes e terrenos arenosos, mas pode adaptar-se a uma diversidade de condições. Os vinhos da casta Castelão são concentrados, aromáticos, com taninos bem marcados que lhes dão boas condições para envelhecer, mais agressivos na juventude, mas que se tornam macios com a idade.A região da Península de Setúbal produz os mais conhecidos vinhos desta casta. Nos Vinhos Regionais do Algarve a Castelão é frequentemente combinada com a casta Tinta Negra Moleoriginando vinhos mais macios na juventude, mas com menor potencial de envelhecimento.

Castelão 100%
Adega Grande Reserva 2012

O rosbife de maminha de alcatra com redução de aceto balsâmico com shitakes é uma receita fácil e servida com pepinos em conserva, aipim e repolho azedo.

Rosbife na redução balsâmica de shitake
Rosbife na redução balsâmica de shitake

Ingredientes para 2: uma maminha pequena, 100 grams de shitake, azeite, alho picado, cebolinha, margarina ou manteiga, acesso balsâmico sal e pimenta do reino.Preparo: O ideal e fazer o rosbife de véspera. Então tempere a carne com sal e pimenta e leve ao fogo numa panela antiaderente que comporte toda a peça de carne, refogue em fogo alto num fio de azeite ate dourar bem e começar a sair sangue de dentro da carne. Ai desligue o fogo, retire a carne e coloque um copo de agua na frigideira e reduza metade em fogo alto para aproveitar todos os sabores. Ai deixe esfriar e cubra a carne com o molho de carne. Leve tudo pra geladeira até a hora de fazer o prato. Numa frigideira pequena refogue os shitake na margarina, ou manteiga, quando dourar coloque uma colher de aceto balsâmico, ela e pimenta do reino, um ramo de cebolinha picado e alho picado, cubra com agua e deixe reduzir bem. Tire o rosbife da geladeira e corte em fatias finas, como sashimi, sirva com a redução por cima.

Adega Grande Reserva 2012 com Rosbife
Adega Grande Reserva 2012 com Rosbife. Para quem duvida do preço, ai esta na foto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.