Pintado ensopado, tipo Chraime, com Malbec argentino.

Nosso Mercosur, apesar de ainda não funcionar muito bem em termos de regulamentacao, permite que se possa harmonizar o peixe pintado, tipicamente brasileiro, com um Malbec francês adaptado muito bem ao clima do deserto. Feito com a receita de Bordeaux.

Teor alcoólico 12,8% Tipo de fechamento Rolha Produtor Garbin Serviço 15ºC Volume 750ml Uvas Malbec Safra 2019
Sobre o vinho: De berço francês, a uva Malbec, conhecida por sua intensidade marcante e sabor único, alcançou seu auge em Mendoza, na Argentina. Château Garbin carrega a filosofia de que tecnologia e arte devem caminhar juntas. Esse conceito resulta em um tinto que leva às adegas as influências do Velho Mundo, mas com um sabor que só o Novo Mundo pode oferecer. Fonte: EvinoPintado ensopado com Malbec argentino

Sobre o prato, essa receita tem origem nos países árabes, mas se trata de uma iguaria muito apreciada pelos judeus, e hoje faz muito sucesso nos cardápios em Israel. O nome é “Chraime” e pode ser encontrado em versões marroquinas, libias, egípcias etc..Usei o pintado que apesar de não ser um peixe kasher, tem uma pele deliciosa, cheia de colagenos…acompanha pure de batata e brócolis ao alho.

INGREDIENTES prato individual

⅓ xícara de azeite de oliva extra virgem

1 cebola picada
6 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de páprica doce

1 pimentao vermelho pequeno
½ colheres de sopa de páprica picante
1 colher de chá de cominho
2 tomates

1 pimenta dedo de moca
1 xícara de água
300 grs de file de Pintado com casaca
Sal  e pimenta-do-reino recém-rachada, a gosto
1 cacho de coentro fresco, louro
PREPARO

Adicione o azeite à panela em fogo médio com o alho. Mexa por 30 segundos. Adicione a cebola, doure sal, e  os temperos e mexa por mais 30 segundos.
Adicione pimentao, pimenta e tomate e mexa até misturar com o óleo. Adicione água e mexa até misturar. Tampe e cozinhe em fogo baixo por 3 minutos (não deixe queimar).
Adicione o peixe à panela, salpique sal e pimenta e coloque a maior parte do coentro fresco por cima (reserve um pouco para guarnecer) Cubra e cozinhe em fogo médio por 5 minutos. Vire o peixe, tampe e cozinhe novamente em fogo médio por 5 minutos. Sirva com molho de coentro picado.

Publicado por Nedal

Sergio Nedal Riss

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.