Linguado a moda brasileira com tinto nacional

Neste post iremos abordar alguns temas polemicos: o preço do vinho nas prateleiras aumentou muito, pode se harmonizar peixe com vinho tinto e os problemas de consumo do file de peixe.
A receita é bem simples e você pode ajustar os ingredientes de acordo com a disponibilidade. Para duas pessoas: 2 files de linguado congelados, duas batatas grandes, uma cenoura, 2 dentes de alho, uma cebola, 2 colheres azeite de oliva, meia xícara de leite de coco, pimentão vermelho e champignon, azeitonas pretas e alcaparras. Sal pimenta do reino e ervas finas de provence. Queijo ralado. Para o acompanhamento: ervilha, shoyu, meia abóbora pequena, salsa e cebolinha.
Retire do congelador e deixe descongelar dentro de um Linguado ao Forno com tinto Rio Sol: alguns temas polêmicospano limpo, nao salgue, nao use limao, esse e o segredo para se obter um filete de peixe congelado. Os problemas com algumas marcas de congelados, e que em alguns casos, alem dos peixes terem sua pesca proibida, são usados branqueadores químicos para obter um filete branquinho. Tenho usado a marca Frescato, encontravam nos melhores supermercados e mercados no Rio.
Depois de um tempo, o pano absorve toda a agua do peixe, descasque as batatas e corte em rodelas bem finas. Lave bem a batata em agua corrente ate a agua ficar limpa. Unte uma assadeira com azeite e coloque a primeira camada de batatas, cenouras, e cebola. Tempere o peixe com alho sale pimenta do reino. Coloque os file e cubra com os cogumelos, azeitonas e alcaparras, o resto das rodelas de batata. Enfeite com as tiras de pimentão, cubra com leite de coco light e queijo ralado idem. Leve ao forno por 30 minutos 250 graus. Prepare o purê de abóbora com salsa e cebolinha bem rápido: corte a abobora em cubos, cozinhe com sal e pimenta do reino e um dente de alho. Quando a abobora amolecer, retire do fogo e bata no liquidificador e devolva para a panela. Adicione a salsa e cebolinha picadas e mais azeite e deixe reduzir mexendo sempre. Refogue as ervilhas num fio de azeite e molho shoyu.Linguado ao forno com Batatas ao Leite de CocoSirva como na foto.

 

 

 

 

Harmonize com um vinho nacional, pode ser um tinto bem seco como o Rio Sol: tempranillo a uva desse vinho, colheita de 2013, se adaptou bem ao solo irrigado da regiao do semi-arido, os donos são portugueses, estivemos na vinicola no ano de 2012 e vimos essas uvas ainda nos vinhedos. E vai bem com o leite de coco, abóbora.Se voces notarem, os preços dos vinhos e bebidas em geral sofreram aumentos por conta de impostos.O interessante é que os vinhos de categorias mais simples, sofreram maior impacto e trazem um desafio para o consumidor: tomar um vinho ruim argentino ou chileno, português, ou experimentar os vinhos nacionais da mesma faixa de preço?
Rio Sol Tempranillo 2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.