Frango Caipira com Ervilha Torta

Meu avô materno, Simon Ris, era vinheiro no Uruguay. Levava sacas de açucar para os produtores de vinho de Canelones e voltava com as “damajuanas” de 3.8 litros na traseira do Ford bigode. Tinha uma pequena bodega no bairro Union, em Montevideo. Vinos Ris, a gezentein dain copf, und daine fis! Acho que a paixão pelo vinho começou nas visitas ao meu zeide. Meu avô abatia o frango em casa e o gosto, bem melhor!

O frango caipira, abatido na hora, sem pele, foi uma adaptação do abate kosher que o zeide fazia com o Carrefour, que fornece um bom frango caipira. Prefiro comprar com pele e tirar na hora de preparar. Como fazer:
Lave os cortes de frango, tire a pele deixe de molho com metade de um limão siciliano, duas colheres de sal grosso, pimenta-do-reino e algumas folhas de louro.
Refogue dois dentes de alho e uma cebola com pouco azeite de oliva. Ferva um litro e meio de agua. Acrescente um pouco de vinagre branco ao refogado e jogue os pedaços de frango e as folhas de louro, sem o liquido do limao e sal. Refogue o frango, acrescente legumes picados: cenoura, repolho, alho-poro, cellery, brocolis, couve-flor, nada de batatas, e coisas com amido. Complete com agua e deixe cozinhar por uma hora. Retire os pedaços de frango e separe. Pode bater o caldo com um blender ou no liquidificador e deixar reduzir. Doure o frango numas gotas de oleo de gergelim torrado, uma colher de molho ingles, coloque a vagem da ervilha torta, acrescente umas colheres do caldo e soja, deixe caramelizar e sirva! Vai bem com arroz branco. Sirva o caldo com queijo ralado e croutons, se preferir, jogue o frango, com as ervilhas e gratine no forno alto com parmeson ralado…uma receita para conquistar qualquer um(a).
O vinho que escolhi para acompanhar, Vista 2007, na foto. Tinta Roriz. Uma uva pouco conhecida para os sul americanos. E nesse incrivel TR, amadurecido em barris de carvalho francês, lhe confere um tremendo paladar. Vale a pena, você vai mudar seu conceito com relação aos tugas. Muito mais encorpado e com uma presença incrivel na boca, por um preço imbatível, o que prova que é possível beber bons vinhos com custo relativamente baixo e muita cultura ancestral.
Bon Apetit!!

3 respostas para “Frango Caipira com Ervilha Torta”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.