Frango a Mineira com Lentilhas Garni e Arroz a Grega

Virtual Palato não é apenas um blog de culinária exotica. Aventura, ecologia, vinicultura e fotografia, além de uma boa dose de inovação tecnologica: Eye-Fi para transmitir direto da camera, se tiver rede local ou 3G da Tim, estamos postando. Mas nesta viagem no feriado para a fazenda na Capivara, Itamonte, zona rural, toda nossa tecnologia não serviu para nada.

Depois de 300 km de estrada até Itamonte, duas horas para sair do Rio pela Dutra, acabou ficando tarde para pegar a estrade de terra até a Fragaria. Seguindo uma dica do pessoal do posto de gasolina, dormimos na Pousada do Bululú, a margem da rodovia MG 346, uns 3 km antes da cidade.

A curiosidade era saber o que significa o nome da pousada, o cheiro de coco de cavalo dava para perceber de onde vinha, pois o local foi um curral transformado em suites, mas o pasto dos cavalos continua ali. Quem quiser saber o que quer dizer Bululú, vale a pena ir até lá e perguntar para o Adriano, dono do lugar. Seguimos viagem no dia seguinte, uma estrada de 40 km até a sede da fazenda. Compramos uns queijos meia cura e umas linguiças, doce de leite, goiabada cascão, para dar  um toque local para nosso cardápio.

Meio kilo de frango, dois dentes de alho, 250 gr de lentilhas, linguicinha defumada e uma linguiça fresca. Um pacote de Arroz  a la Grega Tio João. Um pouco de rúcula ou agrião.
Sal a gosto. Azeite de oliva. Passata de tomate fresco. Tempere a gosto.
Preparo: comece com as lentilhas que demora mais para ficar pronto. Deixe as lentilhas de molho em água com sal por meia hora. Refogue alho e fatias de linguiça defumada, com um fio de azeite. Adicione as lentilhas. Cozinhe na pressão por uma hora, deixe ferver depois por mais uma hora, até reduzir.
O arroz siga as instruções na embalagem, mas acrescente mais azeite de oliva. Lave bem o frango. Uma das coisas que a maioria ignora, se o frango for bem lavado com sal grosso e limão, ele perde o gosto típico, fica macio e o risco de salmonela, menor. Escorra bem toda agua do frango, refogue alho, azeite e uns pedaços de nossa linguiça mineira e deixamos dourar tudo, colocamos o frango, até dourar. Adicionar a passata, agua ate cobrir tudo e deixe cozinhar. 

3 respostas para “Frango a Mineira com Lentilhas Garni e Arroz a Grega”

  1. Tive o privilégio de comer o frango com as lentilhas e linguiça. Tudo maravilhoso, assim como o ambiente e a companhia. Faltou apenas falar do vinho, que estava fantástico, e dos charutos que foram degustados depois, na poltrona reclinável, de frente para o por do sol na serra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.