Cansou do salmão e quer um peixe saboroso e sem o odor característico de certos peixes? Quer um filé de peixe branco que não foi deixado no convés do navio e depois passado por um branqueador químico, pra ficar bonito? Então você tem o Dourado. E pode comprar fresco ou congelado no supermercado Zona Sul, entre outros. Chamado de Salminus Maxillosus, o Dourado é conhecido como Pirajuba aqui no Brasil. Criado em ambiente natural, alimentados por planctum e outros peixes menores, esse é o Rei do Rio. Pode ser comido cru, como sashimi, sushi, etc na brasa, cozido, ensopado e grelhado na manteiga como fiz nesta receita.
ingredientes: 4 filetes de dourado, 200 gr de aipim fresco descascado, 250 gramas, um ramo de espinagre, 4 dentes de alho, uma cebola, uma xicara de feijao mulato, 4 rodelas de abacaxi, duas colheres de gengibre fresco, cebolinha salsinha, e 4 colheres de sal grosso.
Preparo: O Dourado e um peixe de agua doce, entao o sal grosso vai dar um tchan do mar. Deixe os filets no sal por uma hora na geladeira. Enquanto isso, cozinhe a mandioca com alho e sal. Bata o ramo de espinafre no processador com agua, refogue num fio de azeite numa panela alho, cebola, sal e ao dourar agregue o espinafre. Retire a mandioca e coloque em cubos cortados no espinafre, e deixe cozinhar com tampa por meia hora em fogo baixo.
Aproveite o alho cozido para fazer um refogado com sal para o feijão, refogue o feijão com uma folha de louro, pimenta do reino, agregue 500 ml de agua e uma cebolinha. Deixe cozinhar na pressão por meia hora.
O molho: corte cubos de abacaxi e refogue num fio de azeite com sal e alho picado, gengibre picado e molho de pimenta vermelha, deixe dourar bem e cubra com agua e deixe cozinhar por uns 30 minutos no fogo baixo. O segredo esta no cozimento longo desse molho.
Quando o pirao estiver bem denso, e o feijão molinho, retire os files de peixe da geladeira. Retire o excesso de sal, aqueça a frigideira, uma colher de manteiga e coloque os files. Deixe dourar bem em fogo médio, de um lado e do outro, sirva com esta na foto, coloque o pirao, o feijão, o peixe sobre tudo e pimentões vermelhos em conserva. Adicione o molho sobre o peixe. Bon apetit!