Almôndegas light ao molho de tomate apimentado, com palitos de macaxeira assada, vinho francês e banana assada com mel e canela.

Esta semana, após ver o resultado dos meus exames de sangue, percebi que meus níveis de colesterol, triglicerios e açúcar estavam um pouco fora do normal. Foi uma oportunidade para fazer uma mudança em minha dieta e começar a preparar refeições para recomendar essas mudanças, associadas ao exercício fisico, e ter menos stress com um bom vinho. Sem exageros. Diminuir as quantidades e fundamental, cortamos o arroz, massas, doces, sorvetes industrializados, enlatados. Estamos fazendo nossas conservas, sorvetes, ate o queijo de tofu ja esta em nossos planos, assim como o queijo de leite de amêndoas, e sorvetes preparados com esse leite. Se for consumir frutas mais doces como a maça, consuma assada ou cozida. Os sucos de frutas também são altamente caloricos, misture com cha verde. Diminuir os carboidratos foi a primeira opção, e aumentar o consumo de legumes e verduras. Fiz uma salada com tomatinhos, um pouco de abacate cortado em cubos, rucula, azeitonas, azeite e limão, de entrada e Almôndegas light ao molho de tomate apimentado, com palitos de macaxeira assada. O vinho francês para harmonizar é um achado na promoção do Mundial. Esse super carioca, que fica lotado, faz umas promoções onde voce pode garimpar uns vinhos de qualidade com preço muito bom: 24 reais por esse Merlot Syrah, Cuveé Reserve 2009. O Mundial é um grande importador de vinhos, e por essa razão consegue preços muito bons, em alguns produtos como esse.

almôndegas com farinha de mandioca, cenoura e beterraba.
almôndegas com farinha de mandioca, cenoura e beterraba.

 

 

 

L1150513De sobremesa, banana assada com mel e canela.

L1150534

 

Ingredientes para dois:

200 gr de carne moída, bem limpa, sem gordura. 4 tomates, 100 gr de chapinhas ou shitake, uma cenoura, uma beterraba, brócolis americano, 4 dentes de alho, uma cebola, 1/2 kg de aipim, sal, pimenta dedo de moça, pimenta do reino, azeite de oliva, 1/2 xícara de farinha de mandioca. 4 bananas, canela em po, mel. Coentro, salsa, manjericao verdes. Paprica apimentada. 2 colheres de vinagre branco.

Preparo:

Comece pelo molho,  numa panela coloque os tomates com agua, e deixe ferver. Aproveite para cozinhar o brócols no vapor dessa agua, e so colocar com sal numa peneira e cobrir com a tampa da panela. Retire e pele os tomates, corte em pedacinhos. Numa panela refogue em azeite de oliva os 4 dentes de alho, e a pimenta dedo de moca fatiada sem os caroços, , a gosto. Quando dourar, coloque os tomates, e agregue o vinagre, sal, deixe caramelizar bem, coloque o dobro de agua fervendo, adicione o cogumelo ou champinhon, um pouco de
manjericão, pimenta, paprica, deixe cozinhar por uma hora.

Em outra panela, cozinhe as macaxeiras, aipim, descascado em agua com sal. Retire o aipim, que ja deve estar mole mas nao muito, pra poder cortar em palitos. Corte os palitos e coloque numa assadeira com sal grosso e azeite de oliva, pode colocar um raminho de alecrim ou tomilho, e pimenta do reino. Mexa tudo com as maos para fazer a absorção do azeite e sal. Leve ao forno 280 gr ate ficar bem dourado, isso leva uns 25 minutos, portanto deixe na geladeira ate o molho ficar pronto.

Num recipiente de metal, rale a cebola, cenoura e beterraba descascados. Coloque azeite, salsa e coentro picados, e a carne moída, sal e pimenta, e va colocando a farinha enquanto mistura tudo aos poucos ate formar uma massa uniforme. Leve a geladeira pra descansar enquanto isso, pode preparar a sobremesa, lave as bananas, corte em metades com a casca, pincele com mel e canela em po, e leve ao forno junto com o aipim.

O molho ja deve esta no ponto, eu gosto de acrescentar um pouco de tomate mais fresco cortado, pode ser pelado, de lata mesmo, antes de cozinhar as almôndegas no molho. Retire a mistura de carne da geladeira e prepare as almôndegas, uma dica: enrole a massa num filme pvc como uma lingüiça e depois corte pedaços do tamanho que voce quiser fazendo bolas com as maos. Numa pan ou frigideira, num fio de azeite doure as almôndegas ate elas ficarem bem douradas, antes de levar a panela com o molho, coloque um pouco de molho na pan junto com as almôndegas e depois leve tudo pra panela do molho. Adicione agua fervendo ate cobrir e deixe cozinhar tampada, as almôndegas vao ficar bem fofas. Sirva com brócolis cozido no vapor.

Bon Apetit, de leve


L1150515

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.